Pular para o conteúdo

Windows Admin Center – Novo Console de Gerenciamento

  • por

Olá Pessoal,

Neste artigo vamos falar sobre o Windows Admin Center, a nova ferramenta da Microsoft para gerenciar servidores, clusters  e computadores. Você pode gerenciar tudo isso pelo seu navegador sem necessidade de instalação de plugin ou software no seu computador.

Como o Windows Admin Center (WAC) funciona?

Toda a comunicação entre o WAC e o servidores/computador é feita com Powershell e o WAC processa essa informação em real-time que é apresentada numa bela interface web.

O que você pode gerenciar?

  • Windows Server 2008R2/2012/2012R2/2016/2019
  • Windows 10
  • Hyper-v Server
  • Hyper-V Clusters
  • Cluster Hyper-Convergentes

O suporte ao Windows Server 2008 R2 é bem limitado, pois algumas funções foram criadas após o seu lançamento. Outro pronto importante é que o Windows Server 2008 terá seu suporte descontinuado em 2020.

Requisitos para o uso:

  • Powershell 5.0 ou superior
  • Porta 6516 ( você pode trocar essa porta)
  • Navegador Microsoft Edge ou Chrome

Posso substituir o RSAT e o MMC pelo WAC?

Infelizmente, não agora! Até o presente momento a Microsoft está trabalhando para aumentar a lista de itens que são gerenciados pelo WAC. Serviços como DHCP, DNS, Active Directory e afins você ainda precisará do RSAT para poder gerenciar essas funções, mas acredito que em breve a Microsoft irá adicionar todos estes serviços no WAC.

Update(20/08/2019) : A Microsoft lançou recentimente uma atualização que permite gerenciar serviços como DHCP, DNS e Active Directory.

Em que momento posso usar o WAC?

Um excelente caso para uso é quando você tem o Windows server instalado sem interface gráfica ou sem suporte a área de trabalho remota, como por exemplo o Windows Server Core e Nano Server que não dispõem de interfaces gráficas e todos os comandos para gerenciar são feitos por linha de comando ou utlizando o MMC.

Então é isso pessoal, em futuros artigos iremos falar mais sobre o Windows Admin Center, mostrar como utilizar e configurar essa nova ferramenta de gerenciamento da Microsoft.

Se você gostou, compartilhe, curta, deixe seu comentário. Isso me ajuda a saber se estou no caminho certo. E se quiserem saber sobre outros assuntos é só escrever aqui embaixo ou se preferir, temos uma página de contato onde seu e-mail chega diretamente pra mim, ok?

Abraços e até a próxima!

😀

Deixe uma resposta