Descobrindo e deletando computadores antigos no dominio

Boa Jovens!!

Não sei se já aconteceu com vocês este tipo de problema, em muitas visitas que faço, alguns clientes me fazem esta pergunta “você sabe como deletar automaticamente as máquinas antigas no domínio?”. Muitos sysadmins acabam não deletando computadores e servidores devido ao trabalho que dá procurar dentro de cada container no active directory e deletar máquina por máquina ou até preguiça mesmo kkk, pensando nisto com ajuda de meu amigo Francisco Garcia elaborei este comando para execução automática desta rotina e ainda gerar um log do que foi deletado. 🙂

limpar computador

Comando:

dsquery computer -inactive 10 | dsrm -subtree -noprompt -c > c:teste.txt

Explicação:

dsquery computer -inactive 4 : faz um consulta no active directory por computadores com 10 semanas de inatividade, alterando este valor podemos mudar a quantidade de semanas pesquisadas.

dsrm -subtree -noprompt -c > c:teste.txt : dsrm é um utilizado para apagar computadores no active directory, os paramentros -subtree -noprompt são para apagar recursivamente e sem interação do usuários e > c:teste.txt insere o resultado do comando num arquivo teste.txt no C:/ este caminho pode ser alterado. ( Lembrando de executar este comando com elevação no prompt , para pode salvar arquivo no C:/)

One thought on “Descobrindo e deletando computadores antigos no dominio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *