Preparação para Migração de Domínio do 2003 para 2012

Boa Pessoal,

Venho mais este post passar uma dica interessante para podermos migrar controlador de domínio 2003 para 2012, segue abaixo algumas considerações, não farei explicação completa do uso de alguns comandos pois não está no escopo deste post.

1 – Verificar a saúde dos controladores de domínio envolvidos no processo, utilizando comandos <code>dcdiag</code>,<code>repadmin</code>.

2 – Verificar como está a distribuição das FSMO’s, se estão apontando para os servidores corretos, utilizando comando <code>netdom query fsmo</code>

3 – Criar backup do Active Directory no 2003 utilizando software de backup nativo NTbackup, ou software de sua preferencia, garantindo assim um copia da AD se tivermos problemas.

4 – Verificar se o nível funcional do domínio e da floresta está configurados em 2003, se não estiver favor executar a elevação para este nível, verificar possíveis incompatibilidades existente no seu ambiente antes de elevar.

5 – Utilizar o DVD do Windows Server 2008 R2, no controlador Windows Server 2003 e no caminho dentro do DVD D:\support\adprep\adprep32.exe, se o servidor Windows Server 2003 for 64 Bits utilizar D:\support\adprep\adprep.exe

6 – Abra o prompt de comando no caminho citado no passo 5, dependendo de sua versão de sistema 32 ou 64 bits e execute os seguinte comandos, nos passos listados e cuidado com queda de energia.

– adprep32.exe ou adprep.exe /forestprerp ( Este comando atualiza schema do active directory a nível de floresta e deve ser executado no controlador de dominio que tem a função de mestre de operações de esquema da floresta.)
– adprep32.exe ou adprep.exe /domainprep ( Este comando atualiza schema do active directory a nível de domínio e deve ser executado no controlador de dominio que tem a função de mestre de operações de infraestrutura do domínio.)
– adprep32.exe ou adprep.exe /domainprep /gpprep ( Este comando atualiza GPO’s do dominio e outras configurações)
– adprep32.exe ou adprep.exe /rodcprep ( Este comando é opcional e é utilizado para habilitar a possibilidade colocar controlador de domínio somente leitura (RODC).
– Reinicializar o(s) servidores envolvidos neste procedimento e esperar no minimo 15 minutos para as devidas replicações acontecerem.

7 – Agora já é possível adicionar controlador de domínio Windows Server 2012, utilizando a console do Server Manager ,Segue video mostrando como fazer este procedimento http://goo.gl/I9NSCo

8 – Após adição do controlador de domínio 2012 no dominio, vamos executar a migração das FSMO’s para novos servidor, seguindo passo-a-passo conforme KB da propria microsoft http://goo.gl/wYSeHZ

9 – Após a transferencia de todas as roles para windows server 2012, vamos verificar se a migração ocorreu da forma correta e se as roles foram transferidas utilizando comando <code>netdom query fsmo</code> e verificar a saúde do active directory utilizando os comandos <code>dcdiag</code>,<code>repadmin</code>.

10 – Após estas validações podemos despromover o controlador de domínio Windows Server 2003.

MigraçãoAD

Valeu, até a proxima!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *