Pular para o conteúdo

DDI – DNS, DHCP and IPAM

  • por

Hello Everybody,

In this post I will talk a little about DDI, as mentioned in the title is a solution to control, manage and provide availability of basic network services that are DNS, DHCP and IPAM.

Boa Pessoal,

Neste post vou falar um pouco sobre DDI, como citado no título é a uma solução para controlar, gerenciar e fornecer disponibilidade dos serviços de rede básicos que são DNS, DHCP e IPAM, além de serviço como DNSSEC, FTP, TFTP, HTTP, NTP e Captive Portal.

Capturar
Conforme definição do gartner é: uso do DNS, DHCP e soluções de gerenciamento de endereços IP para melhorar a disponibilidade da rede, reduzir as despesas operacionais , e simplificar e racionalizar administração de infra-estruturas críticas.
Mas por que a necessidade de adoção desta solução? pois as formas que trabalhamos atualmente são sensíveis as falhas, configurações complicadas, que encontramos nos sistemas operacionais windows, linux, unix, OS X server e afins .Onde os serviços de DNS, DHCP e IPAM fazem parte do sistema operacional que não é dedicado para esta operação, e controle do endereçamento IP muitas vezes é feito levando como base um documento que é alimentado e gerenciado por uma analista ou responsável pela rede que muitas vezes devido ao volume que temos atualmente na área de TI este documento pode não estar atualizado e assim não refletindo a realidade.

Para que é administrador da rede ou trabalha na gestão da rede, já foi feita esta pergunta vinda do seu gestor: quantos endereços de rede estão sendo utilizados neste momento? o tamanho da rede é ideal para nossa organização? Todos os Ip’s público que possuo estão sendo utilizados ? quais são os tipos de dispositivos que temos conectados na nossa rede? se nosso servidores de DNS, DHCP ,IPAM,DNSSEC, FTP, TFTP, HTTP, NTP e Captive Portal tiverem algum desastre após ter instalado alguma atualização ou travamento do sistema qual será nossa contingencia?, temos alta disponibilidade destes serviço?
No próximo post falarei de uma solução que resolverá todos este problemas citados aqui.

Até a próxima.

Capturar

Deixe uma resposta