Pular para o conteúdo

Qual é meu servidor DNS?

  • por

Fala Pessoal!!

Pelo título do post vocês irão pensar, “Poxa Leandro, isso é uma coisa tão simples, que você nem deveria escrever um post falando sobre isso.”

No primeiro momento você pode achar que é uma coisa bem simples. Porém, é uma informação que pode te ajudar a descobrir se sua requisições DNS estão sendo alteradas pelo seu provedor, algum problema de configuração no seu equipamento (roteador), e em muitos caso você pode estar sofrendo um ataque de DNS Hijacking.

Primeiramente Leandro, O que raios é isso? DNS Hijacking
De forma resumida, é a uma prática de captura ou sequestro de requisições DNS, com isso redirecionando essas consultas para outro servidor diferente do que você configurou no seu equipamento.

Para maiores detalhes, eu recomendo esse podcast do site Segurança Legal , segue o link para o podcast
Neste podcast, eles explicam em maiores detalhes sobre o DNS Hijacking e sobre uma prática que vem sendo feita pela operadora OI com redirecionamento de consultas DNS.

Depois desta parte teórica, vamos para a pratica. Para você realmente saber qual é o servidor DNS que esta mandando sua consulta DNS você precisar acessar este site.

http://www.whoismydns.com/

Neste meu caso, eu manualmente troquei o endereço dos servidores de DNS do meu roteador alterando para endereço dos servidor do OpenDNS.

Se você estiver sofrendo uma ataque de DNS Hijacking ou se sua operadora esta redirecionado sua requisições, você verá um endereço IP ou nome diferente do configurado no seu equipamento. Mesmo que você tenha um endereço diferente configurado no seu roteador a operadora pode redirecionar as requisições.
Neste site você testa qual foi o último servidor DNS que enviou a requisição.
Se você estiver vendo a informação com endereço de IP ou nome diferente, Seguem alguns passos que podem ter ajudar a identificar e/ou resolver o problema.
Primeiro acesse o site por diferentes navegadores e em modo privado, e verifique se o mesmo resultado foi apresentado.
Segundo verifique se não existem nem malware ou usuário mal intencionando mudando o servidor de DNS da sua maquina ou roteador.
Terceiro e o mais importante, entre em contato com seu provedor e solicite que o servidor DNS seja alterador no roteador, e caso seu provedor se negue a fazer isso, abra uma reclamação no site da Anatel informando sobre essa prática abusiva.

Então é isso pessoal, Valeu até a próxima!!

Deixe uma resposta